Acervos

 

Acervo geral: o acervo geral da BICEN conta com cerca de 50.000 títulos, totalizando 149.767 exemplares. É permitido a estudantes, professores e técnicos da UFS o empréstimo de até 5 (cinco) exemplares. Os prazos dos empréstimos são:

  • Estudante de graduação: 10 dias
  • Estudante de pós-graduação: 20 dias
  • Professores: 30 dias
  • Técnicos administrativos e demais servidores: 10 dias

Os materiais podem ser renovados presencialmente no balcão de empréstimo ou diretamente pelo sistema, clicando em “Meu Pergamum” e entrando com o número da matrícula e a senha da biblioteca. Acervo de livre acesso.

Obs: Não será possível renovar o material caso o livro tenha reserva ou se o usuário estiver em atraso ou possuir débitos com alguma das bibliotecas.

 

Acervo Braille: o acervo Braille é destinado aos portadores de deficiência visual, em especial aos portadores de cegueira. Pode ser consultado por qualquer usuário não sendo permitido seu empréstimo, sendo apenas de consulta local. É, em sua maioria, composto por obras de literatura clássica. Acervo de livre acesso.

 

Periódicos: formado por cerca de 2.100 coleções de periódicos, científicos e gerais. Contém ainda hemeroteca com o jornal Diário Oficial da União de 1984 a 1997. As publicações do acervo de periódicos são apenas para consulta na BICEN, não são feitos empréstimos. Acervo de livre acesso.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: é formada por dissertações e teses defendidos nos Núcleos de Pós-Gradução da Universidade Federal de Sergipe. Promove visibilidade da produção científica brasileira em âmbito local (BDTD/UFS) e nacional(BDTD/IBICT).

 

Documentação sergipana: Coleção formada por documentos produzidos por autores sergipanos e documentos que falam sobre personalidades sergipana e/o Estado de Sergipe. 
Reúne, conserva e divulga:

- A produção biobibliográfica da UFS. 
- Documentos que tem como autoria, organização e coordenação de servidores da UFS.
- Periódicos publicados no Estado de Sergipe ou que apresente como assunto principal o Estado.

 

Obras raras: Algumas obras que compõem esse acervo são oriundas do Acervo Geral. Tendo em vista que o acervo da Biblioteca Central foi formado com a unificação das bibliotecas dos primeiros Cursos de nível superior do Estado de Sergipe, a Escola de Química (1948), a Escola de Ciências Econômicas (1950) e a Faculdade Católica de Filosofia (1951). Com o desbastamento do acervo fez-se a seleção obedecendo aos seguintes critérios: obras anteriores a 1930; Documentos impressos fora do Brasil até 1900 e no Brasil até 1920. 

A Coleção de Obras Raras contém um acervo automatizado de aproximadamente 500 exemplares, possui também a Coleção Brasiliana e outros títulos catalogados mais ainda em processo de automação, e, cerca de 1.000 títulos e exemplares em processo de limpeza e processamento.
O critério de raridade adotado pela Biblioteca está vinculado à antiguidade e valor histórico-cultural. Cronologicamente levou-se em conta a aparição da imprensa nos diversos lugares do mundo, mantendo um foco especial na região nordeste do Brasil. Também se considerou raro todos os livros publicados artesanalmente. Foram considerados de raridade bibliográfica os livros com autógrafos, transcrição, anotações, grifos de pessoas de reconhecimento nacional, estadual e municipal.

 

Edições de luxo: A formação desse acervo se deve ao fato que os documentos não preenchiam os pré-requisitos para compor a coleção das Obras Raras, também não poderia ficar no Acervo Geral. Os critérios adotados para a formação dessa coleção justificou-se pelo fato de que tais livros mereciam um tratamento diferenciado, seja por seu valor histórico, cultural, monetário e mesmo a dificuldade de se obter um exemplar comercialmente.
O acervo é composto em sua grande maioria por livros da área de artes, perfazendo um total de aproximadamente 800 títulos. São obras de tiragem pequena, conteúdo rico em fotografias, depoimentos, reprodução de obras de arte, na grande maioria, publicados através de patrocinadores para bibliófilos ou instituições, sem fins lucrativos. São confeccionados em material de qualidade considerada superior: papel especial, encadernação em couro, com detalhes dourados, alto relevo, acondicionados em caixas, pranchas soltas, etc.

 

Documentação oficial: sua coleção é formada por documentos oriundos do governo federal, estadual e municipal. Abriga também materiais originados em seminários e congressos. Acervo de acesso restrito.

 

Vídeos: o acervo de vídeos é composto por filmes clássicos e atuais, documentários e biografias. Podem ser consultados no terminal de consulta e solicitado no balcão de empréstimo. Limite de empréstimo por usuário: 1 (um) por até 24 horas. Empréstimos realizados na sexta-feira podem ser devolvidos no primeiro dia útil seguinte. Acervo de acesso restrito.