Sex, 16 de setembro de 2022, 16:51

Bilag realiza exposições sobre campanhas Setembro Amarelo e Setembro Azul
Ações são voltadas à conscientização

Setembro Amarelo. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Setembro Amarelo. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto


Biblioteca é espaço de estudos e pesquisa, mas pode ser também ambiente de sociabilização e conscientização. Pensando nisso, a Bilag abriga duas exposições referentes à campanhas realizadas neste mês: o Setembro Amarelo e o Setembro Azul. O evento segue até o próximo dia 30 (sexta-feira).

As exposições contam com cartazes elaborados pela equipe da Bilag, dados e espaços para interação, reforçando a importância do diálogo sobre os temas. O Setembro Amarelo é voltado para a prevenção ao suicídio. A campanha é realizada nacionalmente desde 2014, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Já o Setembro Azul é voltado para a visibilidade da comunidade surda. A última semana do mês reúne três datas importantes para a temática: Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09), Dia Nacional do Surdo (26/09) e Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete (30/09).

A chefe da Bilag, Bárbara Barcellos, acredita que as exposições são uma oportunidade de informar e conscientizar a comunidade acadêmica. “ Na exposição do Setembro Amarelo, por exemplo, promovemos um espaço com informações sobre prevenção e cuidados com a saúde mental, locais para apoio psicológico, dicas de livros sobre o tema, além de um espaço motivacional reservado para recados e mensagens.” No Setembro Surdo nós trazemos uma campanha sobre a importância da acessibilidade para a comunidade surda e destacamos o papel do setor de acessibilidade e do profissional tradutor e intérprete de Libras [Língua Brasileira de Sinais]”, pontua. A Bilag também recebe uma nova campanha em setembro. No dia 24, será realizada ação sobre o tema, a partir das 8h.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto

Setembro Azul

Setembro Azul


Atualizado em: Sex, 16 de setembro de 2022, 16:57
Notícias UFS