Sex, 15 de julho de 2022, 19:46

Acervo do ex-professor Paulo Almeida Machado é aberto a consulta na Biblioteca Central
Cerimônia de entrega do acervo ocorreu nesta quinta, 14

Quase trinta mil volumes de Filosofia, Direito, Teologia, História e várias outras áreas do saber foram entregues à Universidade Federal de Sergipe e já estão disponíveis para consulta na Biblioteca Central (Bicen), na Cidade Universitária.

No primeiro andar do prédio, o espaço batizado de Sala Paulo Almeida Machado disponibiliza o acervo pessoal que o ex-professor de muitas gerações e ex-procurador-geral da universidade reuniu durante mais de sessenta anos de estudos, até o seu falecimento em 2015.

A iniciativa da doação partiu do próprio Paulo Machado que, ainda em 2013, dirigiu carta à gestão da universidade manifestando o desejo de doar todo o seu acervo, pelo qual, conta o seu filho e também professor do Departamento de Direito, Carlos Augusto Alcântara Machado, mantinha grande cuidado e zelo, mas do qual teve de se afastar por motivo de saúde.

Carlos Augusto Alcântara Machado, filho de Paulo Machado e também professor do Departamento de Direito

Carlos Augusto Alcântara Machado, filho de Paulo Machado e também professor do Departamento de Direito

“Era muito ciumento. Não os emprestava. A quem se interessava por eles, comprava outro volume e presenteava com o novo exemplar. Fez isso inúmeras vezes. Os seus eram seus. Com eles, viveu, e em razão deles, morreu (fibrose pulmonar ocasionada por ácaros). Mas morreu feliz. E morreu já tendo dado um destino à obra da sua vida”, conta.

Ele relata ainda que o pai “não deixou livros publicados, mas demonstrando profundo espírito público, quis que o patrimônio cultural, representado nos seus livros, tivesse uma destinação pública. E hoje esse sonho se concretiza”.

Acervo já está disponível para consultas no local; não é permitida a retirada e empréstimo dos livros

Acervo já está disponível para consultas no local; não é permitida a retirada e empréstimo dos livros

O material começou a ser trazido para a UFS e catalogado pelo então diretor da Bicen Luiz Marchiotti Fernandes, falecido em 2019. Posteriormente, contou com o esforço do bibliotecário José Nairson, que encabeçou o trabalho de organização e catalogação das obras, até estarem disponíveis para a cerimônia ocorrida hoje, 14 de julho, marcando a entrega oficial do acervo, aberto à consulta da comunidade.

O presidente da Academia Sergipana de Letras Jurídicas de Sergipe, Eduardo Macedo, ex-aluno de Paulo Machado, contou que esse é um grande privilégio, porque essas obras, até então, estavam disponíveis apenas para os discentes mais chegados ao professor.

"Esse acervo agrega aos mais de cem mil materiais que já temos e amplia a possibilidade de pesquisa para toda a comunidade", conta a diretora da Bicen, Selma da Silva Santos

"Esse acervo agrega aos mais de cem mil materiais que já temos e amplia a possibilidade de pesquisa para toda a comunidade", conta a diretora da Bicen, Selma da Silva Santos

“A universidade disponibiliza mais conhecimento, mais ciência, mais cultura. Fiz uma breve visita aqui e senti saudade do tempo da universidade, porque algumas obras, só o professor tinha, nem mesmo a universidade possuía. Essa é uma homenagem muito justa, a um sergipano ilustre, que ajudou a construir o saber jurídico e a própria UFS”.

Os livros poderão ser consultados, mas não estarão disponíveis para retirada. É o que explica a Diretora da Bicen, Selma da Silva Santos. “Esse acervo agrega aos mais de cem mil materiais que já temos e amplia a possibilidade de pesquisa para toda a comunidade. Mas não iremos permitir o empréstimo porque podem acontecer perdas e acidentes; a própria retirada para fotocópia também pode danificar a encadernação, por isso as obras estarão disponíveis apenas para consulta local”.

Solenidade ocorrida hoje, 14, na Bicen, contou com a presença de diversas autoridades e familiares do falecido professor

Solenidade ocorrida hoje, 14, na Bicen, contou com a presença de diversas autoridades e familiares do falecido professor

O reitor Valter Santana frisou a importância do conjunto disponibilizado pelo ex-professor Paulo Machado. “Homenageamos um dos nossos mais honrosos quadros, um sujeito de auspiciosa carreira, cuja trajetória de vida e serviço público são meritosos de toda reverência pela sociedade sergipana”. E completou: “Essa sala honrará a memória do nosso homenageado todas as vezes que o acervo aqui disponível servir para inspirar e impulsionar os estudos e a curiosidade dos nossos alunos”.

Biografia

Nascido em Lagarto em 1927, graduado em Direito, Letras, Filosofia e Teologia, Paulo Almeida Machado foi jornalista, poeta, filósofo, advogado e professor, lecionando na antiga Faculdade de Direito e da Faculdade Católica de Filosofia, escolas que posteriormente viriam a compor a Universidade Federal de Sergipe, em 1968.

Fotos do professor Paulo Machado disponibilizadas pela família

Fotos do professor Paulo Machado disponibilizadas pela família

Foi procurador-chefe da assessoria jurídica da universidade, chefe do Departamento de Direito, vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), servindo à instituição por mais de 40 anos, até se aposentar voluntariamente em 1995, como Professor Titular. Em 1999, recebeu do Conselho Universitário (Consu) o título de Professor Emérito.

Atuou como advogado do Banco do Brasil por trinta e cinco anos, foi secretário da Casa Civil nos governos de João Andrade Garcez e Paulo Barreto de Menezes e diretor do Jornal católico “A Cruzada”, da Arquidiocese de Aracaju e foi patrono da Cadeira nº 28 da Academia Sergipana de Letras Jurídicas.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 15 de julho de 2022, 19:56
Notícias UFS