Sex, 08 de abril de 2022, 16:49

Sistema de Bibliotecas da UFS é apresentado ao Conselho de Cultura de Sergipe
Diretora do SibiUFS explicou o histórico do sistema e ações e projetos executados

Reunião do Conselho Estadual de Cultura aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Reunião do Conselho Estadual de Cultura aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SibiUFS) foi debatido durante a 6ª sessão ordinária do Conselho Estadual de Cultura. Isso porque a diretora do sistema e da Biblioteca Central, Selma Santos, foi convidada para apresentar o SibiUFS e a rede de biblitecas da universidade na reunião.

Ela explicou o histórico do sistema e ações e projetos executados pelas equipes dos campi da UFS. “As bibliotecas e o sistema trabalham para apoiar os três eixos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Participar dessa reunião é muito importante porque levamos para a sociedade o que o sistema tem a respeito do gerenciamento de informação e do apoio à vida acadêmica do aluno, já que, a partir do conselho, esse conhecimento reverbera em outros lugares. Para nós, estar aqui é mostrar um pouco do nosso trabalho para que ele não fique somente dentro das paredes da universidade”, afirma Selma.

A universidade conta atualmente com sete bibliotecas: Biblioteca Central (Bicen); Biblioteca Comunitária (Bicom); Biblioteca do campus da Saúde (Bisau); Biblioteca do Campus de Itabaiana (Bicampi); Biblioteca do campus de Laranjeiras (Bical); Biblioteca do campus de Lagarto (Bilag); e Biblioteca Virtual - Teses e Dissertações (BDTD).

Selma é diretora do SibiUFS  e da Biblioteca Central da UFS

Selma é diretora do SibiUFS e da Biblioteca Central da UFS

Em 1995, a UFS instituiu o primeiro sistema automatizado. De lá para cá, foram adotados alguns outros e, desde 2007, o Pergamum é o sistema em vigor na instituição.

Após a explanação sobre o SibiUFS, o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Igor Albuquerque, elogiou a atuação universitária. “Eu estou encantando com a quantidade de serviços ofertados pelas bibliotecas da UFS, ainda mais com tudo informatizado. Todos os questionamentos que eu tinha foram previamente respondidos e a Uniiversidade Federal de Sergipe está de parabéns”.

A indicação do nome da diretora Selma foi feita pelo professor Fernando Aguiar, docente do Departamento de Museologia da UFS e conselheiro indicado pelo Governo do Estado. Representante da universidade como conselheira, a pró-reitora Suei Pereira também acompanhou a reunião.

"Foi uma tarde enriquecedora porque a diretora do SibiUFS apresentou todo o sistema da universidade e mostrou várias possibilidades e serviços ofertados de forma geral à comunidade acadêmica", diz a pró-reitora.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 08 de abril de 2022, 16:55
Notícias UFS