Sex, 16 de outubro de 2020, 11:35

Livros eletrônicos disponíveis para a comunidade acadêmica
SIBIUFS lista principais fontes de e-books adquiridas pela UFS e disponíveis em acesso aberto na internet

O Sistema de Bibliotecas da UFS (SIBIUFS) disponibiliza a toda comunidade acadêmica uma série de coleções de livros digitais, seja em formato de compra e/ou assinatura, acessíveis de forma controlada, ou através de listas de e-books em acesso aberto disponíveis na internet. Abaixo uma lista com diversas coleções e suas formas de acesso (lembrando que os E-books assinados ou adquiridos pela UFS devem ser acessados pelo EDS ou Portal de Periódicos Capes. Mais instruções abaixo).


E-books adquiridos por compra ou assinatura (Acesso controlado)

  • E-Books EBSCOhost: Cerca de 160 mil livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento. A coleção pode ser acessada pelo Buscador Integrado EDS. Lembramos que fora da universidade é necessário realizar o login no buscador (Para ver o tutorial, CLIQUE AQUI).

A coleção também pode ser acessada pelo Meu Pergamum, na aba E-Books, depois em EBSCOHost. A leitura pode ser realizada diretamente no navegador, ou através do download do arquivo. Para realizar o download dos E-books EBsco é necessário baixar o programa Adobe Digital Editions. Os livros eletrônicos ficam gravados por um período de tempo que será informado ao realizar o download.
Para treinamentos sobre como utilizar o recurso, acesse os TREINAMENTOS EBSCO ou procure sua biblioteca.

  • E-Books Springer: Coleção de livros digitais com mais de 29 mil livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar os livros eletrônicos fora da universidade é necessário realizar o acesso remoto via Portal Capes.
    Acesso remoto via Portal Capes - CLIQUE AQUI

  • E-Books Atheneu: Coleção de livros digitais com 361 livros em português nas áreas de Medicina e Ciências da Saúde.
    Acesso remoto via MEU PERGAMUM - CLIQUE AQUI

  • E-Books OVID: Coleção de livros digitais da editora OVID, são 344 livros eletrônicos com foco principal nas áreas de Medicina e Ciências da Saúde. Para acessar os livros eletrônicos fora da universidade, clique no link abaixo:
    Acesso remoto via Portal Capes - CLIQUE AQUI



Outras coleções de livros eletrônicos disponíveis em acesso aberto

Editora UFS: Livros digitais da Editora UFS (EDUFS) disponíveis para download gratuito.

Portal de Periódicos Capes (Livros): Coleção de livros disponíveis no Portal de Periódicos Capes. Lembramos que para acessar fora da UFS é necessário realizar o acesso via CAFe.

Portal de Livros Abertos da USP: O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

Directory of Open Access Books (DOAB): Diretório de livros eletrônicos em acesso aberto da Biblioteca Nacional de Haia. Desenvolvido pela mesma equipe responsável pelo DOAJ (Directory of Open Access Journals).

Coleção Educadores (MEC): Coleção de obras relativas sobre pensadores da educação, reunida pelo MEC no site Domínio Público.

ScienceDirect - E-Books Backlist e Livros em Português (Elsevier) (ACESSO VIA PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES): Livros em português e Backlist de e-books da Elsevier de 1995-2008 e de outras editoras científicas cobrindo várias áreas de conhecimento. Inclui monografias, enciclopédias e anais de conferências publicadas.

Editora Ministério da Saúde: Acesso ao conteúdo integral dos livros publicados por meio da Editora do Ministério da Saúde. As publicações estão organizadas por série e assunto, em cada item, os títulos estão listados em ordem alfabética.

SciELO Livros: Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.

Editoras universitárias: Planilha com livros eletrônicos de acesso gratuito publicados pelas principais editoras universitárias brasileiras.

OASIS - IBICT: O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto. Neste link foi colocado o filtro apenas para livros eletrônicos disponíveis no site.

Portcom: Livros eletrônicos disponíveis para download gratuito do Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (PORTCOM).

Open Research Library: Biblioteca digital em acesso aberto com livros em diversas áreas do conhecimento e diversos idiomas. Neste link foi colocado um filtro direto para publicações em português.

Porto Livre: Portal de livros em acesso aberto da FioCruz. Cobre diversas áreas do conhecimento. Conteúdos predominantemente em português.


Atualizado em: Sex, 16 de outubro de 2020, 11:43