Ter, 11 de agosto de 2020, 09:14

Recursos abertos e fontes informacionais sobre Covid-19
Levantamento foi realizado pela AGUIA-USP

*Informações da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), compilou recursos em acesso aberto e fontes de informação diversas sobre a COVID-19.

Abaixo a lista de recursos e fontes:


COVID19 Data Portal – Lançado em abril de 2020 para reunir conjuntos de dados relevantes para compartilhamento e análise, em um esforço para acelerar a pesquisa de coronavírus. Ele permite que os pesquisadores enviem, acessem e analisem dados de referência relacionados à COVID-19 e conjuntos de dados especializados como parte da plataforma de dados COVID-19 europeia mais ampla.

CORD-19 (COVID-19 Open Research Dataset) contém 57.000 entradas, incluindo 41.000 artigos legíveis por máquina de texto completo sobre COVID-19 e coronavírus relacionados, e serve como base para mineração de dados por técnicas de aprendizado de máquina, em a fim de responder a um conjunto de perguntas abertas sobre o COVID-19.

RDA COVID-19 Working Group – A Research Data Alliance criou um Grupo de Trabalho para definir diretrizes detalhadas sobre o compartilhamento e reutilização de dados nas atuais circunstâncias do COVID-19 de acordo com as melhores práticas, com o objetivo de desenvolver um sistema de compartilhamento de dados em emergências de saúde pública que apoie a pesquisa científica, incluindo uma estrutura comum, ferramentas e processos comuns e princípios que podem ser incorporados na prática de pesquisa.

Global research on coronavirus disease COVID-19 – A OMS está reunindo os cientistas e profissionais de saúde globais do mundo para acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento e desenvolver novas normas e padrões para conter a propagação da pandemia de coronavírus e ajudar a cuidar das pessoas afetadas.

COVID-19 Knowledge Centers – Scientific Knowledge Services – Coleção de links do Coronavirus COVID-19.

Covid-19 Data Sharing/BR – É uma iniciativa da FAPESP em cooperação com a Universidade de São Paulo, e, inicialmente, participação do Instituto Fleury, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein, com o objetivo de disponibilizar dados relacionadas à COVID-19 que possam contribuir para pesquisas desta temática. Os dados disponibilizados apresentam três categorias de informações: dados demográficos (gênero, ano de nascimento e região em que o paciente reside), dados de exames clínicos e/ou laboratoriais, além de informações, quando disponível, sobre a movimentação do paciente, como internações, por exemplo, e desfecho dos casos, como recuperação e óbito.Cada instituição disponibilizou um Dicionário de Dados para documentar e facilitar o uso do conjunto.

Transparência COVID-19 – O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Nextstrain – É um projeto de código aberto para aproveitar o potencial científico e de saúde pública dos dados do genoma de patógenos. Fornece uma visão continuamente atualizada dos dados publicamente disponíveis, além de poderosas ferramentas analíticas e de visualização para uso da comunidade. O objetivo é ajudar o entendimento epidemiológico e melhorar a resposta ao surto.

Gisaid permite rastrear a propagação da epidemia por meio de mutações genéticas.

Coronavirus (COVID-19) – Recursos de informação mantidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos

LitCovid – É um centro de literatura com curadoria para rastrear informações científicas atualizadas sobre o Coronavírus. É o recurso mais abrangente sobre o assunto, fornecendo um acesso central a 38410 (e crescendo) artigos relevantes no PubMed. Os artigos são atualizados diariamente e são categorizados por diferentes tópicos de pesquisa e localizações geográficas para melhorar o acesso.

Vivli é uma plataforma que oferece uma maneira fácil de solicitar dados anônimos de ensaios clínicos concluídos.

USP contra a covid-19 – Diante da pandemia de coronavírus, pesquisadores das várias áreas do conhecimento na Universidade de São Paulo sentiram-se desafiados a direcionar suas linhas de pesquisa para novas investigações com o objetivo de auxiliar a sociedade a conter o avanço da doença. Conheça os caminhos das novas pesquisas da USP.

Unesp Coronavírus – Website que reúne notícias, boletins, comunicados, vídeos e atualizações das pesquisas realizadas pela universidade.

Unicamp Coronavírus – Website dedicado ao enfrentamento da pandemia, apresenta dados, informações, recomendações, atendimentos e atualizações de pesquisas realizadas pela universidade.

USP Biblioteca da Faculdade de Medicina – Apresenta uma lista de fontes de informação sobre a COVID-19.

Cochrane COVID-19 Study Register – É uma coleção de referência anotada, disponível gratuitamente, continuamente atualizada, de estudos sobre a COVID-19 em humanos, incluindo desenhos intervencionais, observacionais, diagnósticos, prognósticos, epidemiológicos, qualitativos e econômicos. O objetivo do registro é apoiar a síntese rápida de evidências, incluindo o trabalho da Cochrane em Revisões Rápidas em resposta à COVID-19. Para permitir a descoberta, descritores foram adicionados às referências de acordo com o vocabulário PICO da Cochrane.

Diretório Coronavirus – O Diretório de fontes de informação científica de livre acesso sobre o Coronavírus, criado e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict, com a colaboração do escritório da UNESCO em Brasília, tem como objetivo reunir as fontes de informação científica em acesso aberto, nacional e internacional, que disponibiliza conteúdos sobre o Coronavírus e COVID-19. Além dos artigos científicos já publicados e também aqueles que, de tão recentes, ainda não foram publicados. O Diretório reúne dados de pesquisa, ensaios clínicos, teses, dissertações e outros materiais referentes à produção dos pesquisadores do mundo todo.

Coronavirus (COVID-19) NIH – Centro de recursos informacionais sobre a doença e a epidemia mantido pelos National Institutes of Health.

OECD Policy Responses to Coronavirus (COVID-19)– Porque a ciência aberta é crítica no combate à COVID-19. Apresenta diretrizes e recomendações, bem como uma série de fontes e recursos relacionados à pandemia. Além desse Website, a OECD apresenta outro com diversas informações sobre a COVID-19 OECD..

COVID Evidence – É um banco de dados atualizado continuamente das evidências disponíveis em todo o mundo sobre intervenções para a COVID-19. Reúne informações sobre ensaios planejados, em andamento e concluídos em todo o mundo sobre qualquer intervenção para tratar ou prevenir infecções por SARS-CoV-2. São aplicadas estratégias de pesquisa automática com extração manual especializada das principais características dos ensaios.

MOBS Lab ou MIDAS – Plataformas de modelagem da propagação da epidemia.

COVID-19 – Portal – Informações e Esclarecimentos Oficiais do Governo Brasileiro Sobre a COVID-19. Leia Sobre os Sintomas, Prevenção e Dúvidas Mais Comuns Sobre o Coronavírus. Página Oficial da OMS. Informações Covid-19. Recomendações da OMS. Aprenda Sobre a Covid-19

Open-Access Data and Computational Resources to Address COVID-19 – Dados de acesso aberto e recursos computacionais da COVID-19 estão sendo fornecidos por agências federais, incluindo NIH, consórcios públicos e entidades privadas. Esses recursos estão disponíveis gratuitamente para pesquisadores, e esta página será atualizada à medida que mais informações estiverem disponíveis.

NIH Clinical Trials – O ClinicalTrials.gov é um banco de dados de estudos clínicos com financiamento público e privado, realizados em todo o mundo.

Sparc COVID-19 and Open Science – A crise do Coronavirus, sem dúvida, mostrou como as implicações do Open podem ser críticas para a sociedade. Enquanto os pesquisadores em todo o mundo estão trabalhando duro para encontrar uma vacina e medicamentos eficazes – e muitos editores e provedores de serviços se esforçam para fornecer acesso aberto à pesquisa e informações temporariamente – os pesquisadores ainda estão perdendo publicações relevantes, software e dados de pesquisa que permanecem de fora de alcance. O coronavírus está afetando praticamente todas as partes de nossas vidas; portanto, precisamos de conhecimentos e práticas não apenas da área médica, mas de todas as áreas da saúde pública e das ciências sociais.

Open COVID Pledge – Coalizão internacional de cientistas e advogados que exorta os autores a disponibilizarem toda a Propriedade Intelectual sob seu controle para ajudar a acabar com a pandemia de COVID-19 e reduzir o impacto da doença, gratuitamente e sem ônus. O compromisso é assinado por 29 grandes empresas e organizações, incluindo Intel, Facebook, Amazon, IBM, Sandia National Laboratories, Hewlett Packard, Microsoft, Uber, Open Knowledge Foundation, o Masachussetts Institute of Technology. Os signatários (doadores) oferecem uma licença Open COVID não exclusiva e isenta de royalties específica para usar PI com a finalidade de diagnosticar, prevenir e tratar COVID-19.

Open access to facilitate research and information on COVID-19 – Diante da pandemia de Covid-19, o valor e a necessidade das soluções abertas são cruciais. O acesso aberto a informações científicas e dados abertos facilita a pesquisa melhor e mais rápida em relação a uma vacina e informa medidas de saúde pública essenciais para conter a propagação do vírus. Os Recursos Educacionais Abertos (OERs) mantêm os cidadãos atualizados e informados sobre o vírus, ajudando a garantir sua conformidade com os conselhos de saúde pública e permitindo que o aprendizado continue à distância. Nesta página, soluções abertas refere-se a artigos de periódicos de acesso aberto e dados científicos abertos revisados ​​por pares, e são apresentadas nossas iniciativas sobre acesso aberto e dados científicos abertos.

== Bases de Dados de Editoras Internacionais ==

Mais de 30 editoras líderes se comprometeram a tornar todas as suas publicações relacionadas ao COVID-19 e ao coronavírus, e os dados disponíveis que os suportam, imediatamente acessíveis no PubMed Central (PMC) e em outros repositórios públicos. Isso ajudará a apoiar os esforços contínuos de resposta a emergências de saúde pública. Abaixo destacamos algumas dessas editoras e seus recursos:


Notícias UFS