Qua, 01 de julho de 2020, 19:03

SIBIUFS participa do Julho das Pretas/SE 2020 e inaugura série de lives "Bibliodiálogo"
Selma da Silva Santos, diretora do Sistema, participará de live de organizações antirracistas de Sergipe

O Julho das Pretas é uma agenda conjunta de ações do movimento de mulheres negras, está em sua sétima edição em Sergipe, e traz esse ano o tema: Vidas negras pela democracia e pelo bem viver. A Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) Selma Santos participará como palestrante em uma das lives programadas (descrição abaixo). Essa agenda está sendo impulsionada pela Coletiva Periferia Ambulante em parceria com diversas organizações, como o SIBIUFS, Grupo de Pesquisa da UFS, Escrevivências, coordenado pela Prof. Dra. Alessandra Souza, o Grupo de Leitura Quintas Literárias coordenado pela Prof. Dra. Ana Márcia do CODAP/UFS, Clube de Leitura Marielle Franco coordenado pela Profa. Helma Cardoso do CODAP/UFS, Coletivo de Estudantes Negros Beatriz Nascimento, Studio Black e Be Odara.

Ser antirracista primeiramente é ser a favor da vida. É ser contra todas as formas de preconceito, de práticas genocidas, homofóbicas, sexistas e outros. Diante disso, o SIBIUFS aceitou o convite da Periferia Ambulante para compor uma agenda estadual que integrará a nacional pensada e gestada para o fortalecimento e visibilidade das mulheres negras, força matriarcal e que move toda a estrutura da sociedade. Julho é o mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha. E diante dessa demanda social e profissional, o Sistema busca contribuir com o projeto antirracista para a construção de uma nova sociedade porque o racismo é um problema de toda a sociedade, e a biblioteca, enquanto um organismo vivo que faz parte de uma estrutura, e dessa sociedade, deve contribuir com a luta para combatê-lo.
O SIBIUFS participará do Julho da Pretas com duas lives.


"25 de julho... Achei o dia bonito e alegre. Fui catando papel": revisitando Carolina Maria de Jesus - Insubmissas mulheres negras.

Palestrantes: Alessandra Corrêa de Souza. Atualmente é professora adjunto III de Literaturas Hispânicas na UFS no DLES. Líder do Grupo de Pesquisas de Estudos Escrevivências de Mulheres Negras em Diáspora. Possui graduação e licenciatura em Letras - Português e Espanhol, mestrado e doutorado em Literaturas Neolatinas pela UFRJ; Selma da Silva Santos: Bibliotecária e atual Diretora do SIBIUFS/UFS. Mestra em História e Aluna especial do Doutorado no ICI/UFBA; Sara Rogéria Santos Barbosa: Professora universitária - FSLF/Grupo Tiradentes. Mestre em História do Ensino das Línguas pela UFS. Doutoranda em Literatura e Cultura no ILUFBA.

Dialogar sobre a vida e obra da Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e autodidata que, a partir de seus escritos, revelou a dor, vivência e superação apesar das agruras que a vida punha em seu caminho. Ela descreve as relações sociais construídas entre os indivíduos deixando sobressair às exclusões impostas pela política e sociedade daquela época e que dialogam muito bem com a sociedade atual e o racismo imposto todos os dias à população negra.


Bibliodiálogo: fake news e a questão de gênero.

Palestrantes: Selma da Silva Santos: Bibliotecária e atual Diretora do SIBIUFS/UFS. Mestra em História e Aluna especial do Doutorado no ICI/UFBA; Stella Moreira Dourado: Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca da Saúde - BISAU/UFS. Doutora em Ciência da Informação IBICT/UFRJ.

Refletir um pouco sobre como essa prática de disseminar fake news atinge as mulheres. Pensar que estamos perto das eleições e sabemos que é um espaço em que as fake news crescem exponencialmente. Diante disso, pensamos em levar a nossa prática profissional para dialogar dentro dessa agenda estadual e nacional do Julho das Pretas, abordando a referida temática e o papel do bibliotecário frente a essa demanda.

E é com essa live que iniciaremos a série de lives do SIBIUFS cujo nome é Bibliodiálogo do SIBIUFS.

Em breve divulgaremos a agenda do Julho das Pretas SE/2020, bem como das lives do SIBIUFS.

Acompanhe as Bibliotecas da UFS.
Site: http://bibliotecas.ufs.br
Instagram: https://www.instagram.com/sibiufs/
Twitter: https://twitter.com/bibufs


Julho das Pretas/SE 2020

Atualizado em: Qui, 02 de julho de 2020, 10:28
Notícias UFS