Qui, 20 de fevereiro de 2020, 18:03

HU realiza palestra sobre estratégias de pesquisas científicas para alunos de medicina
Palestra sobre autonomia na pesquisa foi ministrada pela bibliotecária Bárbara Barcellos

No último dia sete deste mês, foi realizada na biblioteca do Hospital universitário (HU), palestra sobre autonomia na pesquisa, onde foi apresentada orientações sobre estratégias de pesquisa em Bases de Dados nas áreas de Ciências da Saúde para os alunos do nono período de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estão em fase de produção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O treinamento foi ministrado pela Bibliotecária Bárbara Barcellos, coordenadora da biblioteca do campus de Lagarto (Bilag) e pelo doutorando em Ciências da Saúde Lucas Sousa.

Cerca de 55 alunos participaram do treinamento e se mostraram muito atentos durante a apresentação. Bárbara relatou que prefere não chegar com um roteiro pronto para dar o treinamento para os alunos e sempre procura ouvir as principais dúvidas antes de começar a ministrar. ‘’ Gosto de entender a demanda da turma e ouvir os alunos para então direcionar o curso. É muito importante essa interação para que os resultados sejam realmente eficazes’’, esclarece Bárbara.

A aluna Vitória Teles do curso de medicina da UFS conta que o treinamento é de fundamental importância para que os alunos concluintes se sintam mais seguros e confiantes na hora de produzir o TCC. ‘’ Eu tinha muitas dúvidas que foram esclarecidas aqui, claro que não todas, mas o mais importante é que agora eu sei exatamente onde estão as ferramentas que vão me ajudar a sanar todas elas. Foi muito esclarecedor conhecer estratégias de pesquisa que vão otimizar o meu tempo’’.

A hora da escrita do TCC é temido por muitos estudantes que na maioria das vezes, ainda não estão familiarizados com os métodos e técnicas de pesquisa e escrita mais avançados. O que causa muita dor de cabeça, ansiedade e perca de tempo. O aluno de medicina Gabriel Fernandes, relatou em entrevista que os treinamentos devem começar mais cedo, para que os alunos não tenham que aprender tudo de uma só vez, o que causa muito desespero, segundo ele. Gabriel elogiou a palestra, disse ter sanado muitas de suas dúvidas e se surpreendeu com a praticidade de ferramentas que ele ainda não conhecia.

A Coordenadora da BILAG, Bárbara, esclarece que a biblioteca oferece treinamento mediante solicitação do professor. Além disso, presta assessoria aos alunos. O momento de realizar a escrita do TCC, é desesperador para muitas pessoas, e muitos alunos chegam ao final do curso sem dominar as ferramentas mais importantes para realizar sua escrita com tranquilidade e segurança, é de extrema importância que aos alunos comecem a dominar as técnicas e ferramentas algum tempo antes do momento final, para isso é importante participar dos treinamentos e sempre que tiver dúvidas, procurar a equipe da biblioteca.


Biblio 1
Biblio 2
Atualizado em: Seg, 02 de março de 2020, 17:12
Notícias UFS