Ter, 07 de novembro de 2017, 14:03

Novo site do Repositório Institucional da UFS já está no ar
Plataforma foi unificada com a BDTD e permitirá inserção de todo conhecimento da universidade

*Aproveitamos para informar que o memorando circular enviado aos alunos com o título RIUFS era sobre a divulgação do novo site do repositório, porém ele foi enviado por engano até para aqueles que não posuem acesso à caixa postal.

Já está no ar o novo site do Repositório Institucional da UFS - RIUFS. Mais amplo e com novo layout, o repositório reunirá toda a produção acadêmica, científica, artística, cultural, tecnológica, de inovação, didática e instrucional da UFS, em acesso aberto. A plataforma utiliza o software Dspace.

Foi integrado ao novo RIUFS a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Desta forma, todos os trabalhos disponibilizados na BDTD estarão agora acessíveis no RIUFS. Os trabalhos de pós-graduação estão separados por área de conhecimento, podendo ser pesquisados por assunto, área ou especificamente por programa, aumentando o escopo da pesquisa. Além disso estarão disponíveis a partir de agora os trabalhos de conclusão de curso e diversos outros tipos de produção.

O RIUFS está dividido em seis grandes comunidades: Acervos, Eventos - UFS, Produção Científica, Recursos Educacionais, Teses e Dissertações, e Trabalhos Acadêmicos. Ressaltamos que, inicialmente, algumas comunidades ainda não possuirão trabalhos, que serão inseridos a partir do lançamento. As comunidades serão povoadas de acordo com sua natureza.

Acervos: nesta comunidade encontram-se acervos de diversos órgãos institucionais. São disponibilizados acervos textuais, editorais, audiovisuais, iconográficos, relatórios, tutoriais, e outros.

Eventos UFS: nesta comunidade estão reunidos os anais de eventos produzidos e/ou publicados pelos diversos órgãos da Universidade Federal de Sergipe. Para trabalhos de docentes/técnicos da UFS publicados em eventos de outras instituições, buscar na comunidade Produção Científica.

Produção Científica: nesta comunidade está reunida a produção científica e acadêmica de docentes e técnicos da Universidade Federal de Sergipe, como artigos, trabalhos apresentados em eventos, livros e capítulos, entrevistas, resenhas, traduções, patentes, cultivares, marcas, etc.

Recursos Educacionais: Estarão disponíveis diversos recursos e objetos educacionais utilizados como materiais de ensino, pesquisa, aprendizado, e outras ferramentas didáticas de ensino.

Teses e Dissertações: nesta comunidade encontram-se todas as teses e dissertações stricto sensu depositadas no repositório, tanto as defendidas na Universidade Federal de Sergipe quanto aquelas defendidas em outras instituições por seus docentes e técnicos.

Trabalhos Acadêmicos: Estarão disponíveis os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) de de graduação e pós-graduação lato sensu, bem como trabalhos de residência médica.


Lembramos que a UFS já possuía um repositório, porém este era exclusivo para produção docente e técnica. Os registros anteriormente inseridos neste foram migrados para a nova plataforma, não havendo perda de informações.

O RIUFS deverá ser alimentado por toda a comunidade acadêmica, buscando integrar todos os setores que produzem informação na universidade, sendo administrado pelo Sistema de Bibliotecas da UFS - SIBIUFS. Em breve o Comitê Gestor, formado por diversos setores, definirá as regras de arquivamento no repositório.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: repositorio@ufs.br, ou pelo telefone +55 79 3194 6528.


Atualizado em: Ter, 07 de novembro de 2017, 14:08
Notícias UFS