Ter, 31 de janeiro de 2017, 17:12

Pesquisador da UFS participa de estudo global da OMS
prof. André Faro realizou doação ao SIBIUFS de 40 exemplares do periódico The Lancet, onde o estudo foi publicado

O megaestudo “Carga Global de Doenças” (Global Burden of Disease Study [GBD]; Institute for Health Metrics and Evaluation [IHME] e Organização Mundial da Saúde [OMS]) é a mais ampla investigação epidemiológica sistemática realizada em nível mundial. Seu início se deu em 1990 e atualmente está curso, cujo objetivo básico é mapear e descrever a mortalidade e morbidade por doenças, lesões, agravos e fatores de risco à saúde física e mental em nível global, nacional e regional.

Com o GBD são levantadas informações sobre mais de 300 doenças em 188 países, mediante a colaboração de mais de 1800 pesquisadores em mais de 120 nações. Os achados produzidos por este estudo permitem a compreensão e elaboração de comparações entre populações de todos os continentes, o que favorece ao mais elaborado entendimento da dinâmica da saúde e das doenças em todo o planeta.

Dentre os pesquisadores brasileiros, o Prof. Dr. André Faro, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), compõe a equipe de colaboradores do GBD. Em Janeiro de 2016, como parte das ações de difusão do conhecimento relacionado ao projeto, o Prof. Faro fez a doação de 40 volumes do número especial do periódico The Lancet (v. 388, 2016) para as bibliotecas da UFS.

Os artigos já podem ser lidos na versão digital da revista neste link: <The Lancet, v. 388, n. 10053>,

e também estão disponíveis no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe, RIUFS.

Mais informações sobre o GBD:

http://www.healthdata.org/gbd

http://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/about/en/


Atualizado em: Ter, 31 de janeiro de 2017, 18:07
Notícias UFS