Ter, 27 de setembro de 2022, 11:31

Empreenda AGRO: workshop acontece nos dias 14 e 15/10
Programa de extensão visa desenvolver o empreendedorismo acadêmico nas diversas áreas das Ciências Agrárias

Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, acontece o terceiro Workshop do Empreenda AGRO, programa de extensão da Universidade Federal de Sergipe criado para promover o empreendedorismo acadêmico sustentável nas diversas áreas das Ciências Agrárias.

Funcionando em sua segunda edição, o Empreenda AGRO é constituído por quatro workshops e já reuniu mais de 70 estudantes das Engenharias Agronômica, Agrícola, Florestal, de Pesca e de Alimentos, bem como da Medicina Veterinária e da Zootecnia que têm como objetivo desenvolver ideias empreendedoras e inovadoras voltadas à solução do agronegócio, do pequeno ao grande produtor.

De acordo com o coordenador do programa, professor Sandro Holanda, faz-se necessário salientar que o termo “agronegócio” não está necessariamente relacionado aos grandes produtores.


"Programa de Extensão Empreenda AGRO está em sua segunda edição e já recebeu mais de 70 estudantes das Ciências Agrárias" (Foto: Arquivo Pessoal)
"Programa de Extensão Empreenda AGRO está em sua segunda edição e já recebeu mais de 70 estudantes das Ciências Agrárias" (Foto: Arquivo Pessoal)

“Para entender o programa, é bom que se entenda o agro em seu aspecto mais amplo, pois existe uma desinformação sobre o termo, uma vez que as pessoas costumam associar o agro à agricultura de grande escala, o que chamamos de agronegócio, mas não é. O agro vai desde a agricultura familiar às grandes produções. Assim, o produtor familiar, de pequena propriedade, o produtor de frutas, verduras, hortaliças, os pecuaristas de bacia leiteira também fazem parte do agro”, explica Sandro.

Ele explica ainda que o programa foi desenvolvido para cobrir uma lacuna da formação nas áreas das Ciências Agrárias, que é a formação empreendedora.

“Na grade curricular dessas áreas não temos qualquer disciplina que trabalha empreendedorismo nos seus conteúdos. Assim, o programa dá condições para que esses estudantes dimensionem suas propostas de negócio, desde a ideia em si até o desenvolvimento para, depois, acontecer o que chamamos de pré-aceleração, podendo ser pensada a criação de startups. Depois, vem a etapa de mercado - não de instituição -, que é a de aceleração propriamente dita. Isso se dá Na Etapa final do programa, chamada de Demo Day, na qual todas as equipes se reúnem para mostrar aos investidores/aceleradores suas propostas de mercado”, conta o coordenador do Empreenda AGRO.

O terceiro workshop acontecerá na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 28 de setembro de 2022, 10:19
Notícias UFS