Qua, 17 de agosto de 2022, 10:49

Feira da Agricultura Familiar volta a ocorrer na UFS
Os produtos comercializados são orgânicos

A partir de hoje, 17, todas as quartas-feiras, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebe a Feira da Agricultura Familiar, que iniciou em 2017 na instituição, mas precisou ser interrompida pela pandemia. A iniciativa coincide com o início do semestre letivo 2022.1 de forma presencial, e está ocorrendo no acesso à UFS via terminal de ônibus, na lateral da Didática 5.

Todos os produtos comercializados são orgânicos, e no local é possível encontrar itens como frutas, legumes, hortaliças, mel, doces caseiros, chás, cosméticos naturais e artesanato.


Rosivalda Santos, agricultora e apicultora do município de Japaratuba (Fotos: Schirlene Reis)
Rosivalda Santos, agricultora e apicultora do município de Japaratuba (Fotos: Schirlene Reis)

Para a senhora Rosivalda Santos, agricultora e apicultora que traz os seus artigos do município de Japaratuba, ter a feira de volta à UFS é uma boa oportunidade de vendas. “Hoje eu trouxe frutas, verduras, doces, bolos, ovos, pé de moleque, e pretendo vender bem com toda essa circulação dos alunos e professores”, afirmou.

Expectativa

O evento acontecerá no mesmo local, todas as quartas-feiras, das 8h às 14h. A feirante Gabriela Santos ofereceu neste primeiro dia de retorno uma variedade de comidas típicas para venda. “Tenho hoje arroz doce, mugunzá, mingau de puba, com preços que variam de R$ 4 a R$ 10. Estamos começando hoje, esperando as pessoas ficarem sabendo que a feirinha voltou para aumentar o movimento.”, declarou Gabriela.


1g6a3851

Uma das principais finalidades da Feira da Agricultura Familiar é facilitar o acesso a produtos de qualidade agroecológica para pessoas que circulam pela UFS e moradores do entorno do Campus São Cristóvão, o que ajuda a promover a melhoria na renda dos agricultores por meio da comercialização justa e solidária.

A Feira é uma realização conjunta do Departamento de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Núcleo de Estudos e Vivência em Agroecologia (Neva/UFS), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPOrg/SE), Grupo de Estudos em Economia e Desenvolvimento do Agronegócio Sergipano (Geedas) e Instituto Marcelo Deda.

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 17 de agosto de 2022, 14:12