Seg, 04 de julho de 2022, 14:11

Professoras lançam ensaios provocativos sobre “Design do livro experimental”
Obra foi publicada pela Editora UFS e pode ser baixada gratuitamente

Um desavisado pode pensar que se trata de um regresso a um modo de produção anterior ao advento da informática, mas o que duas professoras e profissionais do livro propõem na obra “Design do livro experimental: ensaios provocativos” é na verdade um “fortalecimento da musculatura do repertório criativo dos novos profissionais de design”.

Começando por mostrar que na própria história do livro que a experimentação foi uma prática recorrente para se chegar ao suporte ideal do texto, Germana Gonçalves e Fabiana Grassano buscam deslocar momentaneamente os novos designers das telas e dos softwares gráficos para um convívio com a materialidade.

“Como atualmente produzimos livros por tela, então, muita coisa não é vivenciada pelo designer que faz livro. Quando o livro é impresso, sequer os designers se ocupam da produção de bonecos, daquele primeiro exemplar no qual se verifica o que foi produzido numa tela”, explica Germana.


Capa design

E completa: “Para fazer livros não necessariamente o software gráfico é uma ferramenta fundamental. E quando o designer se afasta do software ele tem de lidar com a materialidade, o que é algo extremamente pedagógico no processo de construção do livro”.

Publicada pela Editora UFS, a obra possui uma seção dedicada à análise gráfica de obras não convencionais. Fabiana explica que foram escolhidas seis obras que transitam do universo das pequenas tiragens e dos livros sob demanda até livros de produção em larga escala.

Nesse esforço por ampliar o olhar e a sensibilidade dos designers em formação, são trazidos à análise livros de Luise Weiss, Odilon Moraes e Ricardo Rodrigues, dois de Gustavo Piqueira, e um de Letícia Lampert, artista visual e designer que também assina o prefácio. Para baixar a obra gratuitamente, acesse a livraria da Editora UFS.


Trilogia

O livro compõe a série de obras digitais do curso de Design gráfico da Universidade Federal de Sergipe, elaboradas para a reflexão sobre a produção do design do livro. Em 2021 foi lançado “Design do livro infantil ilustrado: ensaios de representatividade”, escrito por Germana Gonçalves e Yasmin de Freitas Nogueira.

A última obra prevista para a série versará sobre a produção de livro digital. “Essa é uma tarefa bastante viva no curso de Design da UFS, principalmente porque estamos muito próximos da Editora, que se torna uma escola para nos nossos alunos, e essas obras vêm para auxiliar no estudo e na prática da produção de livro”, pontua Germana.


Obra possui uma seção dedicada à análise gráfica de obras não convencionais
Obra possui uma seção dedicada à análise gráfica de obras não convencionais

As autoras

Germana Gonçalves de Araujo é doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora efetiva do curso de Design Gráfico do Departamento de Artes Visuais e Design da UFS. Foi coordenadora Gráfica da Editora UFS e recebeu o Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional pelo projeto gráfico da obra “Bonita Maria do Capitão”. A capa e o projeto gráfico dessa obra também receberam a indicação ao 54° Prêmio Jabuti.

Fabiana Grassano Jorge é doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp, mestre em Artes Visuais pelo mesmo instituto e professora no curso de Especialização em Design Gráfico da Extecamp-Unicamp, desde 2014, onde ministra aulas de Design Editorial, meio impresso e digital.

Sinopse

O Podcast Sinopse é um programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Para ouvir a entrevista que as professoras Germana e Fabiana concederam no 1º episódio da segunda temporada do Sinopse, clique aqui.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 04 de julho de 2022, 18:03
Notícias UFS