Qui, 30 de junho de 2022, 09:42

"Acalorem a Universidade": UFS receberá alunos para o início do período letivo 2022.1
Aulas iniciam na próxima segunda, 04 de julho

Desde o último dia 06 de junho, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) retomou as suas atividades de modo 100% presencial, o que significa que servidores, técnicos, terceirizados e alunos não atuam mais de forma remota. A partir da próxima segunda-feira, 04 de julho, a universidade passa para uma outra etapa, iniciando o semestre letivo 2022.1.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, as expectativas para este retorno são as melhores possíveis. “Considerando que isso ocorre depois de mais de dois anos de afastamento da comunidade, pela necessidade imposta por conta da pandemia, a ideia atual é justamente acalorar, acolher os alunos e alunas na universidade, mostrar as potencialidades da universidade, mostrar o quanto ela pode ajudar a transformar vidas, mostrar o quanto contribui para o desenvolvimento de Sergipe, o quanto fazemos de ciência, inovação”, detalhou Dilton.


Arte: Ascom UFS
Arte: Ascom UFS

Programação

O pró-reitor informou que foi programada uma série de atividades para esse início de semestre. “Vamos ter um corredor científico, onde serão expostos trabalhos, na entrada da universidade para quem chega de ônibus. Além disso, a gente deve ter uma fala do reitor e de toda a equipe de gestão de boas-vindas a esses alunos e alunas, também está prevista a realização de atividades pelos departamentos e pelos centros”, complementou.

No Campus da UFS em São Cristóvão, a programação do dia 4 inclui a recepção dos ingressantes pela manhã. À tarde, a partir das 15h, tem apresentação cultural da Orquestra de Câmara Jovem do Rosa Elze, no Auditório da Reitoria. Das 15h30 às 16h30, fala de boas-vindas do reitor, pró-reitorias e diretorias de Centro. Às 16h30, trote ecológico em local a definir, sendo que no dia 4 de julho, das 7h às 20h, ocorrerá o Corredor Científico no acesso à UFS via terminal da UFS, na lateral da Didática 5.

No dia 06 de julho, haverá uma manhã com atividades da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap). O evento iniciará às 8h15 com os coordenadores da pró-reitoria e logo em seguida haverá palestras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti), mobilidade internacional e condomínios de laboratórios. O encerramento da ação está previsto para 11h15.

Já no período de 5 a 7 de julho, as programações serão definidas por cada departamento, sendo que no dia 7, às 17h, ocorrerá a Culminância de Encerramento do Acolhimento 2022.1, com show musical da banda Coletivo Nosso Som.

Acolhimento

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, a programação cumprirá o seu papel de acolhimento. “Na condição da pró-reitoria que exerce um papel estratégico no planejamento das atividades que darão suporte aos alunos ingressantes na UFS, para que tenham todos as mesmas condições de igualdade de aprendizagem, eu dou as boas-vindas a todos os alunos ingressantes. Este é um momento não só simbólico, mas é um marco após mais de dois anos de pandemia, especialmente porque essa é a única universidade pública do estado de Sergipe e uma das melhores universidades do Nordeste e do nosso país”, destacou Marcelo Mendes.

“A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio de suas atividades, continua de portas abertas para o acolhimento ao longo da vida acadêmica de cada um. Desejo sucesso, muito empenho nas atividades e sei que esses alunos certamente serão formados não só do ponto de vista do conhecimento técnico, mas do ponto de vista de cidadão, serão profissionais habilitados para enfrentar os desafios que a sociedade apresenta”, concluiu Mendes.

Cuidados

A universidade informa que as premissas básicas para este retorno presencial são a apresentação do comprovante de vacinação e o uso obrigatório e correto de máscara em ambientes fechados, recomendando também o uso da máscara em espaços abertos. Para os membros da comunidade acadêmica que ainda não realizaram a comprovação vacinal contra a covid-19 ou que precisam atualizar o comprovante, os Sistemas Integrados da UFS estarão abertos até o dia 15 de julho para realização do procedimento.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFS, professor Lucindo Quintans, explica que a cobertura vacinal é importante para reduzir o índice de transmissão e melhorar a segurança dos indivíduos que transitam dentro da universidade. “Por ter uma cobertura vacinal mais ampla, há de se observar que as pessoas que transitam na universidade, sejam alunos ou não alunos, professores ou não professores, pessoas do íntegro da universidade ou não, elas vivem também fora da universidade, elas se encontram com outras pessoas, podem se contaminar e trazer a contaminação para a universidade. Então, quanto maior a cobertura vacinal, como é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, maior a proteção para a comunidade e para os indivíduos que transitam dentro da universidade”, alerta o pró-reitor.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 01 de julho de 2022, 14:36
Notícias UFS